4 de set. de 2010

Sefirot

Segundo a Cábala, as Sefirot plural de sefira (‘caminhos’ em idioma hebreu) são as dez emanações de Deus através das quais se criou o mundo. Yahveh contraiu sua luz infinita no que se chama em hebreu tsimtsum e criou a cada uma destas sefirá.

O diagrama das sefirot é a árvore da vida, um sistema de relações intersimbólicas místicas que, para o ser humano, têm a função de abrir o acesso às capacidades escondidas da psique. Em definitiva, é um sistema de teosofía prática. Estes círculos são as dez sefirot sagradas e as linhas que os ligam entre sim representam os caminhos, cujo número é o de 22.

A cada sefirá é uma fase da evolução. Na linguagem do rabíes denomina-lhos as «dez emanações sagradas». Os caminhos que se encontram entre eles são fases da consciência subjetiva, as sendas ou gradas (do latín gradus ‘degrau’) pelas que passa a alma em sua realização do Cosmos. As sefirot são objectivas; os caminhos são subjetivos.

Os círculos que representam às sefirot estão arranjados em três colunas verticais, e que à cabeça da do centro, que é a mais alta das outras, formando o vértice superior do triángulo das sefirot, está a sefirá Kéter (‘a coroa’, que é a primeira sefirá).

Nesta enumeración faltaria a Shejiná, o povo de Yavé (Israel), que é a que une a Yavé e ao mundo dos humanos. Em um princípio a Shejiná fazia parte de Yavé mas o pecado afastou-a deste e agora Yavé aparece e desaparece como a Lua. Quiçá a Shejiná seja a última sefirá (o Reino) com o nome mudado.

  1. Kéter (‘coroa’; כתר)
  2. Jojmá (‘sabedoria’; חכמה)
  3. Biná (‘entendimento’; בינה)
  4. Jesed (‘compaixão’; חסד)
  5. Gevurá (‘julgamento/estratégia’; גבורה)
  6. Tiféret (‘glória/beleza’; תפארת)
  7. Netsaj (‘vitória’; נצח)
  8. Hod (‘esplendor’; הוד)
  9. Yesod (‘fundação’; יסוד)
  10. Maljut (‘reino’; מלכות)

Descrição das sefirot


Kéter (a coroa)

O primeiro caminho é chamado a inteligência admirável ou oculta porque é a luz que dá o poder de entendimento do primeiro princípio, que não tem começo. E é a glória primária, porque nenhum ser criado pode atingir seu esencia. lll

  • Imagem mágica: um idoso rei barbudo, de perfil.
  • Nome de Yavé: Eheyé.
  • Arcángel: Metatrón.
  • Ordem de anjos: Jayot tem-Qadesh (santas criaturas viventes).
  • Chakra mundano: primum móbile (os primeiros redemoinhos), nebulosa espiral no céu nocturno.
  • Virtude: consecución. culminación da grande obra.
  • Títulos: existência das existências, oculto dos ocultos, idoso dos idosos, idoso dos dias, o ponto liso, o ponto primordial, o mais alto, o rosto vasto, a cabeça branca, a cabeça que não é, macroposopos.
  • Experiência espiritual: união com o deus Yavé.
  • Cor atsilútico: (mundo arquetípico): brillantez.
  • Cor briático: (mundo criativo): pura brillantez branca.
  • Cor yetsirático: (mundo formativo): pura brillantez branca.
  • Cor asiática: (mundo material): alvo, moteado de ouro.
  • Símbolo: O ponto, o ponto dentro de um círculo, a coroa, a esvástica.

Jojmá

O segundo caminho é chamado a inteligência iluminadora. É a coroa da criação, o esplendor da unidade, igualando-a. É exaltada acima de toda a cabeça, e os cabalistas chamam-na «a segunda glória».

  • Imagem mágica: uma figura masculina barbuda.
  • Nome de Yahveh: Yahveh, ou Ja.
  • Arcángel: Razi O.
  • Ordem de anjos: Aufanim.
  • Chakra mundano: o Zodíaco.
  • Virtude: a devoción.
  • Títulos: poder de Yetsirah, Ab, Abba, o pai supremo, tetragrámaton, yod do tetragrámaton.
  • Experiência espiritual: a visão de Deus cara a cara.
  • Cor atsilútico: azul suave puro.
  • Cor briático: cinza.
  • Cor yetsirático: cinza pérola iridiscente.
  • Cor asiática: branco moteado de vermelho, azul e amarelo.
  • Vício: (nenhum).
  • Símbolo: o falo, yod, a túnica interior de glória, a pedra de pé, a torre, a vara de poder elevada, a linha recta.

Biná (o entendimento)

O terceiro caminho é chamado a inteligência santificante, o fundamento da sabedoria primordial; é chamado também o criador da fé, e suas raízes estão no amém. É o autor da fé, de onde emana a fé.

  • Imagem mágica: uma mulher madura.
  • Nome de Yavé: Jehová Elohim.
  • Arcángel: Zafqi O.
  • Ordem de anjos: Aralim, tronos.
  • Chakra mundano: Saturno.
  • Virtude: silêncio.
  • Títulos: Ama (a mãe estéril escura), Aima (a mãe fértil brilhante), Jorsia (o trono), Mará (o grande mar). sabedoria)
  • Experiência espiritual: visão do pesar.
  • Cor atsilútico: carmesí.
  • Cor briático: negro.
  • Cor yetsirático: marrón escuro.
  • Cor asiática: cinza, moteado de rosa.
  • Vício: avaricia.
  • Símbolo: a vulva e a vagina, o kteis, a vesica piscis, a copa ou cálice, a túnica exterior de ocultamiento.

Jesed (a misericordia)

O quarto caminho é chamado a inteligência cohesiva ou receptiva porque contém todos os santos poderes, e dela emanan todas as virtudes espirituais com as mais exaltadas esencias. Elas emanan uma da outra por virtude da emanação primordial, a coroa mais elevada, Kéter.

  • Imagem mágica: um rei poderoso, coroado e entronizado.
  • Nome de Yavé: O (deus ugarítico).
  • Arcángel: Zadqi O.
  • Ordem de anjos: jasmalim (brilhantes).
  • Chakra mundano: Júpiter.
  • Virtude: obediência.
  • Títulos: gedulá (amor, majestade, magnificencia).
  • Experiência espiritual: visão do amor.
  • Cor atsilútico: violeta profundo.
  • Cor briático: azul.
  • Cor yetsirático: púrpura profundo.
  • Cor asiática: azul profundo, moteado de amarelo.
  • Vício: intolerância, hipocrisia, glotonería, tiranía.
  • Símbolo: a figura sólida, o tetraedro, a órbita, a vara, o ceptro, o cayado.

Gevurá (a severidad)

O quinto caminho é a inteligência radical porque assemelha-se à unidade, unindo-se com biná (o entendimento), que emana das profundidades primordiais de jojmá (a sabedoria).

  • Imagem mágica: um poderoso guerreiro em seu carroza.
  • Nome de Yavé: Elohim Gibor.
  • Arcángel: Kama O.
  • Ordem de anjos: Serafín (serpentes de fogo).
  • Chakra mundano: Marte.
  • Virtude: energia, coragem.
  • Títulos: pajad (temor) e din (justiça).
  • Experiência espiritual: visão do poder.
  • Cor atsilútico: laranja.
  • Cor briático: vermelho escarlata.
  • Cor yetsirático: escarlata brilhante.
  • Cor asiática: vermelho moteado de negro.
  • Vício: crueldade, destruição.
  • Símbolo: o pentágono, a rosa de cinco pétalos, a espada, lança-a, o chicote, a corrente.

Tiferet (a beleza)

O sexto caminho é a inteligência mediadora, porque nela estão multiplicados os influjos das emanações; pois faz que essa influência flua a todos os reservorios das bênçãos com as que elas mesmas estão unidas.

  • Imagem mágica: um rei, um menino, um deus sacrificado.
  • Nome de Yavé: Jehová Aloá vai Dáat.
  • Arcángel: Rafael.
  • Ordem de anjos: melekim (reis).
  • Chakra mundano: o Sol.
  • Virtude: devoción à grande obra.
  • Títulos: Zoar Anpin, O Rosto Menor, Melej, o Rei.
  • Experiência espiritual: Visão da Harmonia das Coisas. Os Mistérios da Crucifixión.
  • Cor atsilútico:
  • Cor briático: amarelo.
  • Cor yetsirático: salmón-rosa rico.
  • Cor asiática: ámbar dourado.
  • Vício: orgulho.
  • Símbolo: o lambem, a rosa cruz, a cruz do calvario, a pirámide truncada, o cubo.

Netsaj (a vitória)

O sétimo caminho é chamado a inteligência oculta porque é o esplendor refulgente das virtudes intelectuais que são percebidas pelos olhos do intelecto e as contemplaciones da fé.

  • Imagem mágica: Uma bela mulher nua.
  • Nome de Yavé: Jehová Tsabaot.
  • Arcángel: Hani O.
  • Ordem de anjos: Elohim (os deuses).
  • Chakra mundano: Vénus.
  • Virtude: generosidad.
  • Títulos: firmeza, valor.
  • Experiência espiritual: visão da beleza triunfante.
  • Cor atsilútico: ámbar.
  • Cor briático: esmeralda.
  • Cor yetsirático: verde amarelo brilhante.
  • Cor asiática: oliva, moteado de ouro.
  • Vício: impudicia, lujuria.
  • Símbolo: lustre e cinto, rosa.

Hod (a glória)

O oitavo caminho é chamado a inteligência absoluta ou perfeita, porque é o instrumento da primordial, que não tem raiz pela que penetrar e descansar, salvo nos lugares escondidos de gevurá, de onde emana seu esencia idónea.

  • Imagem mágica: um ser hermafrodita.
  • Nome de Yavé: Elohim Tsabaot.
  • Arcángel: Mig A
  • Ordem de anjos: Beni Elohim (‘filhos dos Senhores’).
  • Chakra mundano: Mercurio.
  • Virtude: veracidad.
  • Títulos: (nenhum).
  • Experiência espiritual: visão do esplendor.
  • Cor atsilútico: violeta púrpura.
  • Cor briático: laranja.
  • Cor yetsirático: vermelho bermejo.
  • Cor asiática: negro amarillento, moteado de alvo.
  • Vício: falsidade, deshonestidad.
  • Símbolo: nomes e versículos, mandil.

Yesod (o fundamento)

O nono caminho é chamado a inteligência pura, porque apura as emanações, prova e corrige o desenho de suas representações, e dispõe a unidade com a que estão desenhadas sem diminuição ou divisão.

  • Imagem mágica: um belo homem nu, muito forte.
  • Nome de Yavé: Shadai o Jai.
  • Arcángel: Gabri O.
  • Ordem de anjos: querubín (os fortes).
  • Chakra mundano: a Lua.
  • Virtude: independência.
  • Títulos: a casa do tesouro das imagens.
  • Experiência espiritual: visão da maquinaria do universo.
  • Cor atsilútico: índigo.
  • Cor briático: violeta.
  • Cor yetsirático: púrpura muito escuro.
  • Cor asiática: limão moteado de azul.
  • Vício: ociosidad.
  • Símbolo: perfumes e sandalias.

Maljut (o reino)

O décimo caminho é chamado a inteligência resplandeciente, porque está exaltada acima de toda a cabeça e senta-se sobre o trono deBiná. Alumia os esplendores de todas as luzes, e faz emanar uma influência desde o príncipe das faces, o anjo de Kéter.

  • Imagem mágica: uma jovem mulher, coroada e entronizada.
  • Nome de Yavé: Adonai Malej, ou Adonai tem-Arets.
  • Arcángel: Sandalfón.
  • Ordem de anjos: ashim (almas de fogo).
  • Chakra mundano: esfera dos elementos.
  • Virtude: discriminação.
  • Títulos: o portal, portal da morte, portal da sombra da morte, portal de lágrimas, portal de justiça, portal de oração, portal da filha dos poderosos, portal do jardim do Edén, a mãe inferior, Malká (a rainha), Kalá (a noiva), a Virgen.
  • Experiência espiritual: conhecimento e conversa do santo angel guardião.
  • Cor atsilútico: amarelo.
  • Cor briático: limão, oliva, bermejo e negro.
  • Cor yetsirático: limão, oliva, bermejo e negro, moteado de ouro.
  • Cor asiática: negro, rayado de amarelo.
  • Vício: a avaricia.
  • Símbolo: altar de duplo cubo, cruz de braços iguais, círculo mágico, triángulo de evocación.

Dáat (o conhecimento)

  • Imagem mágica: uma cabeça com duas caras, olhando a ambos lados.
  • Nome de Yavé: uma conjunción de Jehovah e Jehovah Elohim.
  • Arcángel: Eleksarpé, Komananu, Tabitom.
  • Ordem de anjos: serpentes.
  • Chakra mundano: Sírio ou Sothis, na constelação do Can.
  • Virtudes: desapego, perfección da justiça, e a aplicação das virtudes não corrompida por considerações da personalidade, confiança no futuro.
  • Títulos: a sefirá invisível, a sefirá mística, a mente cósmica escondida ou não revelada, a habitação superior.
  • Experiência espiritual: visão através do abismo.
  • Cor atsilútico: lila.
  • Cor briático: cinza plateado.
  • Cor yetsirático: violeta puro.
  • Cor asiática: cinza, moteado de ouro.
  • Vícios: dúvida do futuro, apatía, inércia, covardia (medo do futuro), orgulho (conducente ao isolamento e à desintegração).
  • Símbolo: a cela do condenado, o prisma, o quarto vazio, a montanha sagrada de qualquer raça, um grão de cereal, a ausência completa de símbolo.

Sefirot malignas

Artigo principal: Qlifot

Conhecem-se como séfiros malignos ou séfiras maléficas a uma série de demónios]] menores que se agrupam ao reverso da Árvore da Vida entre os que se encontram e por esta ordem segundo a hierarquia infernal:

  1. Tamiel
  2. Jaigidel
  3. Satariel
  4. Gamjikot
  5. Golab
  6. Togaririm
  7. Harab Serapel
  8. Adramelej ou segundo outras fontes citadas Samael
  9. Gamaliel
  10. Nehemot

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Não sejam malcriadinhos hein ;)